Pular para o conteúdo principal

Música: Visual Kei




O Visual Kei surgiu no Japão na década de 1980, e a principal característica desse movimento é a aparência das bandas (Visual Kei = ´´estilo visual`` ou ´´linhagem visual``) que possui roupas bem trabalhadas, acessórios, maquiagem, cabelos modificados... Mas existem também algumas bandas que adotam um visual mais simples e menos chamativo.
Nos anos 80 surgiram nas principais cidades do Japão bandas como X Japan, que possuía grandes influências do glam rock e do heavy metal da mesma época, e BUCK-TICK com influências góticas. Essas bandas são consideradas as pioneiras do Visual Kei, e mais tarde, na década de 90 o movimento teve seu auge com mais bandas surgindo e sendo divulgadas pela mídia, como MALICE MIZER, LUNA SEA e muitas outras, fazendo com que o Visual Kei se difundisse pelo Japão e conquistasse novos admiradores do estilo.
Em 2004 algumas bandas aproveitaram o interesse que estavam despetando na Europa, através de suas músicas, vídeos e fotos na internet. Os primeiros grupos foram BLOOD, KISAKI PROJECT e D'espairsRay, e logo começaram a ser vendidos CDs na França e Alemanha e aconteceram turnês no continente com bandas como Vidoll, Moi dix Mois (foto), Dir en grey e the GazettE. A partir daí o movimento foi se difundindo em todo o mundo, inclusive aqui no Brasil, que possui um número significativo de fãs.
O Visual Kei possui várias subdivisões de acordo com o visual e o estilo das músicas, as três subdivisões mais citadas são as seguintes:

- Angura Kei: O angura (angura = ´´underground``), nasceu no Japão na década de 60 como resposta à invasão cultural ocidental. Os artistas, principalmente de teatro independente, rejeitavam o estrangeirismo cada vez maior em seu país e tentavam se expressar de uma maneira unicamente japonesa. As bandas rotuladas como Angura Kei buscam referências em sonoridades japonesas tradicionais.



- Eroguro Kei: Adaptação japonesa para ´´erotic and grotesque`` (´´erótico e grotesco`` em português). O termo foi criado para um movimento cultural que ocorreu no Japão na década de 20, quando escritores começaram a criar histórias perversas e violentas. Mais tarde o estilo se espalhou para outras artes, inclusive a música, que só foi inspirada nos anos 90. Não existe um padrão musical entre as bandas, que são enquadradas na subdivisão Eroguro Kei por suas letras e conceitos.

- Oshare Kei: Surgiu praticamente no início dessa década, e é formado por bandas que abandonam os conceitos originais chocantes do Visual Kei para assumir uma postura e um visual mais alegre, com um som puxado para o pop punk.


Uma coisa interessante do Visual Kei é o modo com que são escritos os nomes de algumas bandas, que podem ser somente com letras maiúsculas (DEATHGAZE, MALICE MIZER, ALSDEAD) apenas com minúsculas (hide, born, cocklobin) com mistura de maiúsculas e minúsculas (the GazettE, HIZAKI grace project, AibeLL) com tios (L'Arc~en~Ciel, E'm~grief~) ponto final (alice nine., irokui., Zip.er) dois pontos (Hi:BRiD, En:nesia) apóstrofo (D'espairsRay) e com outros sinais gráficos (exist†trace, DIS★Marionette, D=OUT).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rock Lee – inspiração e coincidência

Obviamente que uma série de sucesso como DBZ ou Naruto não se apóia apenas no personagem principal. Em Naruto temos uma quantidade bem considerável de personagens carismáticos. Com características únicas. Rock Lee, está entre os melhores, sem dúvida. No episódio 49 (a luta começa no 48) do anime, conhecemos a sua origem, de certa forma muito difícil. Tal como Naruto Uzumaki ele foi subestimado pelos colegas, pelo fato de ser um aspirante a ninja muito limitado. Mas, através de muito trabalho duro, ele acabou a se superar, como é visto no episódio 50. E por mais que ele tenha sido derrotado por Gaara, ganhou um enorme respeito pelos seus colegas (adversários ou companheiros) e pelo seu professor (Gai). Quanto a sua relação com o seu professor, a qual seria de pai e filho, é notada a “semelhança” entre ambos. Seu professor, e consequentemente Lee, ostentam um estilo único. Algo cafona, brega. E não sendo o bastante, eles tem uma enorme expressividade, o que envergonham aqueles que estão ...

Aula de japones #1

A primeira coisa que se deve aprender da língua japonesa é o hiragana, pois, todas as próximas lições vão precisar do hiragana. Hiragana é o silabado que os japoneses usam para escrever grande parte das palavras. São basicamente 46 ideogramas: Como o melhor jeito de se aprender é praticar ,ai vai um ótimo site para isso: http://www.aprendendojapones.com/apps/kana-kanji-pratica.php