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Os olhos grandes do Mangá

Marca artística em grande parte dos animes e mangás, o olho grande não significa o que muitos dizem, um contra partidade quanto ao olho pequeno do povo oriental. A sua origem provém do artista Osamu Tezuka. Entre suas criações estão A Princesa e o Cavaleiro, sobre as aventuras de Safiri, que é uma princesa obrigada a se passar por príncipe por causa de leis rigorosas de seu reino (a Terra de Prata), ela precisa preservar a sua identidade de seus inimigos que a querem desmascará-la. Ela se apaixona por Franz (da Terra de Ouro) que acredita que ela é um rapaz. Criado em 1953, e publicada no Brasil em 2002, foi reeditada por Tezuka dez anos depois servindo de base para o anime. Neste mangá são mostrados fatos reais de comportamento da família real, como a proibicao de uma mulher assumir o controle de uma terra, desde 1948 vigora uma lei no Japão que estabelece que apenas herdeiros homens podem assumir o poder da hierarquia imperial.
Mas e quanto aos grandes olhos? A influência é do teatro Takarazuka. Dizem que a mãe de Tezuka era fã do espetáculo e o levou ainda menino para assistir uma apresentação. Fundado em 1914, na cidade de Takarazuka, perto de Osaka, esse teatro só tem atrizes que interpretam até os papéis masculinos. A influência do teatro na vida de Tezuka foi tamanha que ele criou o estilo “olhos grandes” dos mangas, uma inspiração que vinha dos olhos das mulheres do teatro Takarazuka que os maquiavam de maneira que pareciam ter uma estrela no olhar.


teatro Takarazuka

Fonte: Mangá - o poder dos quadrinhos japoneses, Sonia Bibe Luyten

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