Pular para o conteúdo principal

Os olhos grandes do Mangá

Marca artística em grande parte dos animes e mangás, o olho grande não significa o que muitos dizem, um contra partidade quanto ao olho pequeno do povo oriental. A sua origem provém do artista Osamu Tezuka. Entre suas criações estão A Princesa e o Cavaleiro, sobre as aventuras de Safiri, que é uma princesa obrigada a se passar por príncipe por causa de leis rigorosas de seu reino (a Terra de Prata), ela precisa preservar a sua identidade de seus inimigos que a querem desmascará-la. Ela se apaixona por Franz (da Terra de Ouro) que acredita que ela é um rapaz. Criado em 1953, e publicada no Brasil em 2002, foi reeditada por Tezuka dez anos depois servindo de base para o anime. Neste mangá são mostrados fatos reais de comportamento da família real, como a proibicao de uma mulher assumir o controle de uma terra, desde 1948 vigora uma lei no Japão que estabelece que apenas herdeiros homens podem assumir o poder da hierarquia imperial.
Mas e quanto aos grandes olhos? A influência é do teatro Takarazuka. Dizem que a mãe de Tezuka era fã do espetáculo e o levou ainda menino para assistir uma apresentação. Fundado em 1914, na cidade de Takarazuka, perto de Osaka, esse teatro só tem atrizes que interpretam até os papéis masculinos. A influência do teatro na vida de Tezuka foi tamanha que ele criou o estilo “olhos grandes” dos mangas, uma inspiração que vinha dos olhos das mulheres do teatro Takarazuka que os maquiavam de maneira que pareciam ter uma estrela no olhar.


teatro Takarazuka

Fonte: Mangá - o poder dos quadrinhos japoneses, Sonia Bibe Luyten

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto Mangá Arte

2011 foi o terceiro ano do projeto Mangá Arte no Colégio Ivanete Martins. Começou com 10 alunos e terminou com aproximadamente 7. O projeto sem vínculo com projetos oficiais de caráter estadual, apenas usa do espaço escolar, amparado por uma pequena verba da escola, a qual é destinada para comprar materiais de desenho e no final do ano, mangás para os alunos participantes. O destaque se deu, no uso de ferramentas de editoração digital. O professor ministrante (eu), foi capacitado em um curso onde se usa o software Gimp. Ferramenta de edição de imagens idêntica ao Photoshop. De uso livre, e disponível nos laboratórios de informática. Este passo é de grande importância, para que os alunos participantes possam desenvolver o uso da ferramenta, em seus trabalhos artísticos e preparar para o mercado de trabalho, o qual cada vez mais está voltado aos meios virtuais.

Aula de japones #1

A primeira coisa que se deve aprender da língua japonesa é o hiragana, pois, todas as próximas lições vão precisar do hiragana. Hiragana é o silabado que os japoneses usam para escrever grande parte das palavras. São basicamente 46 ideogramas: Como o melhor jeito de se aprender é praticar ,ai vai um ótimo site para isso: http://www.aprendendojapones.com/apps/kana-kanji-pratica.php