Pular para o conteúdo principal

Quem foi Bruce Lee?




Para quem já viu os filmes de Van Damme, Jackie Chan, Tony Jaa, Jet Lee entre outros; e não viu nenhum filme com Bruce Lee, não viu o maior lutador que o cinema já teve. Apesar de a China ter uma tradição antiga no cinema de artes marciais, os Estados Unidos desconhecia desta produção cinematográfica. E muito menos teve algo feito em seu território sobre o gênero. Bruce Lee tinha por grande meta em sua vida, ser astro de cinema, e ainda mais no americano. Trabalhou na TV na série Besouro Verde, como Kato. Mas isto não era o suficiente para que estrelasse um filme americano. Após sua notoriedade em alguns filmes chineses, ele conseguiu trabalhar no ambicioso Operação Dragão (Enter the Dragon), possivelmente a mais importante produção americana do gênero. Com um orçamento digno, e com um elenco importante, realizou-se não apenas um filme de pancadaria, mas um filme com a qualidade técnica necessária. Mesmo Bruce Lee ser um lutador, ele convenceu muito bem em seu personagem, muito expressivo e carismático. Ao seu lado atuam John Saxon (que depois estrelaria apenas produções B, como a série A Hora do Pesadelo), Jim Kelly e o chinês Hulk Bolo. O personagem de Lee é convidado para um campeonato que acontece a cada três anos, realizado por um ex monge shaolin, Han. Aqui é a primeira missão de Lee. Restaurar a honra dos monges, já que o vilão desonrou o estilo de luta. A segunda motivação de Lee é o de vingar a sua irmã que se suicidou devido a pressão do segurança de Han, Oharra. A terceira missão é em parceria com a polícia, que precisa de provas para prender o vilão, suspeito de tráfico de escravas.
Lamentavelmente, Bruce Lee não pode ver o filme completo, ele falecera alguns meses antes da estréia do filme. Sua morte até hoje é um grande mistério. Dizem que ele morreu devido a ingestão de um analgésico, o qual teria alergia. Outros dizem que tinha um aneurisma cerebral e ainda que foi assassinado pela máfia chinesa.
De qualquer forma, fica a indicação de assistir Operação Dragão. Foi lançado um DVD duplo, com o filme em qualidade de áudio e vídeo extrema. Cheio de extras, ali tem muitas horas sobre a vida de Bruce Lee.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto Mangá Arte

2011 foi o terceiro ano do projeto Mangá Arte no Colégio Ivanete Martins. Começou com 10 alunos e terminou com aproximadamente 7. O projeto sem vínculo com projetos oficiais de caráter estadual, apenas usa do espaço escolar, amparado por uma pequena verba da escola, a qual é destinada para comprar materiais de desenho e no final do ano, mangás para os alunos participantes. O destaque se deu, no uso de ferramentas de editoração digital. O professor ministrante (eu), foi capacitado em um curso onde se usa o software Gimp. Ferramenta de edição de imagens idêntica ao Photoshop. De uso livre, e disponível nos laboratórios de informática. Este passo é de grande importância, para que os alunos participantes possam desenvolver o uso da ferramenta, em seus trabalhos artísticos e preparar para o mercado de trabalho, o qual cada vez mais está voltado aos meios virtuais.

Aula de japones #1

A primeira coisa que se deve aprender da língua japonesa é o hiragana, pois, todas as próximas lições vão precisar do hiragana. Hiragana é o silabado que os japoneses usam para escrever grande parte das palavras. São basicamente 46 ideogramas: Como o melhor jeito de se aprender é praticar ,ai vai um ótimo site para isso: http://www.aprendendojapones.com/apps/kana-kanji-pratica.php